Quando colocar a criança na natação?

Фитнес клуб

A natação é um dos esportes mais antigos no mundo e antes mesmo de se tornar a modalidade que conhecemos atualmente, foi e ainda é, uma técnica de contato com a natureza e sobrevivência.

Os benefícios da prática da natação são muitos, além de estimular e promover saúde e qualidade de vida, ainda ajuda a diminuir o stress do dia-a-dia. Esse esporte é tão versátil que faz um grande sucesso entre a população, em todas as faixas etárias.

E qual é a melhor idade para dar início a prática da natação?

Muitos pediatras e especialistas em saúde infantil acreditam fortemente no potencial da natação para o desenvolvimento da criança. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a natação é a única modalidade esportiva que pode ser praticada em todas as idades, incluindo bebês. A indicação da SBP é que bebês comecem a nadar a partir dos 6 meses, após o desenvolvimento completo de sua aparelho auditivo.

É possível começar antes?

Quando se fala sobre a idade ideal para o início da prática da natação, muitas pessoas divergem em relação aos seus posicionamentos. Mesmo entre o meio médico existem contradições em relação à idade certa para a prática do esporte.

Alguns especialistas defendem fortemente que o início da natação ocorra a partir dos 3 meses, outros defendem que o ideal é a partir dos 6 meses de idade. Fato é que os estudos mostram como a natação contribui para o desenvolvimento dos bebês em vários aspectos.

É muito importante ressaltar que para um bebê iniciar a prática de natação a academia deve ser muito bem escolhida. Deve ter experiência, metodologia e estrutura adequadas para receber os pequenos.

Relação entre criança e a água

A facilidade de acesso à água é universal, a criança sempre terá contato com a água, seja através do banho, seja a partir das atividades de ambientação.

A vantagem de conectar o bebê com a água desde cedo é a facilidade que ela terá para aprender a nadar conforme for ficando mais velha. 

Além disso, é comprovado que administrar uma rotina entre os pais e o bebê, por intermédio da ambientação aquática, gera benefícios também ao desenvolvimento mental e emocional do bebê. Crianças que passam a ter maior contato com a água ainda quando bebês desenvolvem melhor as suas capacidades a partir da diminuição do receio ou medo da exposição à água.

A natação como benefício para a saúde e desenvolvimento dos bebês e crianças

A natação oferece muitos benefícios para os bebês e crianças, auxilia no desenvolvimento do aparelho psicomotor, aprimora a aprendizagem cognitiva, diminui o estresse, auxilia no equilíbrio, bem como a capacidade de desenvolver a prática efetiva da natação a partir dos 5 anos de idade.

Veja além da proteção ao risco de afogamento

Muitos pais estimulam a aprendizagem da natação como uma medida de segurança contra a possibilidade de afogamento, no entanto, os benefícios ultrapassam essa questão.

O desenvolvimento físico das crianças que estão em contato com a água desde muito cedo é muito superior ao desenvolvimento de crianças que não tem um contato assíduo com a água. 

Veja alguns benefícios:

  • Aumento na capacidade de equilíbrio e coordenação;
  • Aumento da resistência física;
  • Combate ao estresse com muita diversão;
  • Fortalece e exercita os músculos;
  • Auxilia no desenvolvimento psíquico, social e emocional.

Compartilhe Esse Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

aula experimental

Se deseja agendar uma aula experimental ou tirar alguma dúvida basta preencher o formulário.

WhatsApp chat