A natação é um dos esportes mais antigos no mundo e antes mesmo de se tornar a modalidade que conhecemos atualmente, foi e ainda é, uma técnica de contato com a natureza e sobrevivência.
Os benefícios da prática da natação são muitos, além de estimular e promover saúde e qualidade de vida, ainda ajuda a diminuir o stress do dia-a-dia. Esse esporte é tão versátil que faz um grande sucesso entre a população, em todas as faixas etárias.
E qual é a melhor idade para dar início a prática da natação?
Muitos pediatras e especialistas em saúde infantil acreditam fortemente no potencial da natação para o desenvolvimento da criança.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a natação é a única modalidade esportiva que pode ser praticada em todas as idades, incluindo bebês. A indicação da SBP é que bebês comecem a nadar a partir dos 6 meses, após o desenvolvimento completo de sua aparelho auditivo.
É possível começar antes?
Quando se fala sobre a idade ideal para o início da prática da natação, muitas pessoas divergem em relação aos seus posicionamentos. Mesmo entre o meio médico existem contradições em relação à idade certa para a prática do esporte.
Alguns especialistas defendem fortemente que o início da natação ocorra a partir dos 3 meses, outros defendem que o ideal é a partir dos 6 meses de idade. Fato é que os estudos mostram como a natação contribui para o desenvolvimento dos bebês em vários aspectos.
É muito importante ressaltar que para um bebê iniciar a prática de natação a academia deve ser muito bem escolhida. Deve ter experiência, metodologia e estrutura adequadas para receber os pequenos.
Relação entre criança e a água
A facilidade de acesso à água é universal, a criança sempre terá contato com a água, seja através do banho, seja a partir das atividades de ambientação.
A vantagem de conectar o bebê com a água desde cedo é a facilidade que ela terá para aprender a nadar conforme for ficando mais velha.
Além disso, é comprovado que administrar uma rotina entre os pais e o bebê, por intermédio da ambientação aquática, gera benefícios também ao desenvolvimento mental e emocional do bebê. Crianças que passam a ter maior contato com a água ainda quando bebês desenvolvem melhor as suas capacidades a partir da diminuição do receio ou medo da exposição à água.
A natação como benefício para a saúde e desenvolvimento dos bebês e crianças
A natação oferece muitos benefícios para os bebês e crianças, auxilia no desenvolvimento do aparelho psicomotor, aprimora a aprendizagem cognitiva, diminui o estresse, auxilia no equilíbrio, bem como a capacidade de desenvolver a prática efetiva da natação a partir dos 5 anos de idade.
Veja além da proteção ao risco de afogamento
Muitos pais estimulam a aprendizagem da natação como uma medida de segurança contra a possibilidade de afogamento, no entanto, os benefícios ultrapassam essa questão.
O desenvolvimento físico das crianças que estão em contato com a água desde muito cedo é muito superior ao desenvolvimento de crianças que não tem um contato assíduo com a água.
Veja alguns benefícios:
- Aumento na capacidade de equilíbrio e coordenação;
- Aumento da resistência física;
- Combate ao estresse com muita diversão;
- Fortalece e exercita os músculos;
- Auxilia no desenvolvimento psíquico, social e emocional.