8 Benefícios da Natação no Inverno

natacao-inverno-brasilia-raia10

Quando chega o inverno você fica com medo da piscina? Esqueça isso! A piscina é uma grande aliada para essa estação do ano, que deixa o clima mais frio e seco. Quer entender? Esse texto explica.

Nadar no inverno traz os mesmos benefícios de nadar no verão e, para falar a verdade, pode ser até mais benéfico. Isso porque o clima frio e seco ressalta alguns benefícios da natação e torna a prática de outros esportes ao ar livre mais difícil.

Existe algum risco ao nadar no inverno? Claro que não! O único ponto de atenção é evitar a mudança brusca de temperatura. Isso é facilmente resolvido com o uso do roupão ou toalha, acompanhados do chinelo, logo após sair da piscina, e evitar banhos quentes e cabelos molhados após a aula.

Vamos então entender todos os benefícios? Trouxemos 8 motivos para você continuar nadando durante o inverno.

Aumenta sua imunidade

Enquanto algumas pessoas pensam que ir para a piscina no frio pode deixá-las com um resfriado, a verdade é exatamente o oposto. Um dos benefícios de nadar durante o inverno, para crianças e adultos, é que o exercício regular contribui para o desenvolvimento do sistema imunológico.

A natação auxilia na produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do seu corpo. Além disso, reduz estresse, ansiedade e dificuldades no sono. Fatores que podem prejudicar sua imunidade.

Tempo seco? Natação!

Junto com o frio do inverno, vem o tempo seco. Nós, que estamos em Brasília, sofremos ainda mais com a baixa umidade do ar.

Durante esse período os esportes ao ar livre são mais difíceis de praticar. O ar fica mais pesado e há incômodo durante a atividade física. Já ao praticar natação, você protege seu sistema respiratório.

As aulas de natação reduzem o ressecamento das vias aéreas nesses períodos de umidade baixa. Mais uma vez: chegou o inverno? Hora de ir para a piscina.

Não é só esporte, é segurança

Nadar é mais que uma prática esportiva, é uma necessidade básica de segurança. A academia de natação para crianças e adultos, deve desenvolver a capacidade de entrar na água de maneira segura e consciente.

Aqui na Raia10, a natação com segurança é um dos nossos pilares. Nossa metodologia, exclusiva e premiada, garante o desenvolvimento das habilidades necessárias para que o aluno esteja seguro ao entrar em uma piscina.

Se a natação é uma habilidade tão importante para a nossa segurança, não devemos interromper o aprendizado em função da chegada do inverno. Continue nadando, continue seguro.

Ideal para quem tem asma ou bronquite

A asma e a bronquite são os problemas mais comuns em pessoas que possuem problemas respiratórios. Durante o inverno esses problemas são agravados. Isso ocorre, pois, o ar frio e seco irrita os brônquios, gerando tosse e falta de ar.

A natação é uma grande aliada no tratamento dos problemas respiratórios. Diversos estudos apontam uma melhora na função pulmonar em pessoas que praticam o esporte com regularidade. Isso ocorre em função dos movimentos realizados ao nadar, ao fortalecimento do pulmão e ao ambiente quente e úmido das academias de natação.

Fuja das alergias

É muito comum a manifestação de alergias durante o inverno, e a natação também demonstra diversos benefícios para amenizar os sintomas alérgicos.

Um estudo realizado em crianças mostrou que após seis semanas de natação os sintomas de alergia foram amenizados, bem como a respiração bucal e até mesmo os roncos.

Isso acontece, pois os exercícios na piscina aumentam o volume do pulmão e melhoram a qualidade da respiração através de técnicas ensinadas pelos professores.

Esses benefícios foram ainda maiores após um ano de aulas de natação sem interrupção.

Continue evoluindo

A natação, como qualquer esporte ou atividade, exige prática. A prática constante é o que permite a aplicação de uma metodologia de ensino e a evolução do aluno.

Ao interromper as aulas o aluno não só deixa de evoluir, como retrocede. A execução dos movimentos, a capacidade respiratória e até mesmo a segurança dentro da piscina sofrem uma piora. Assim, será necessário voltar alguns estágios para recuperar tudo isso.

Essa perda é ainda maior na natação infantil. Nesse caso, é necessário reaprender diversas etapas, movimentos e, principalmente, recuperar a confiança da criança.

Continue nadando em todas as estações e sua evolução será mais rápida e consistente.

Mantém a forma física

Sabemos que a natação traz vários benefícios para o corpo. Por ser uma atividade aeróbica, fortalece a musculatura do coração e do pulmão, queima calorias e ajuda na redução de peso.

Nadar é uma atividade completa, que fortalece também os músculos, reduz dores nas costas, melhora o colesterol e reduz o risco de diabetes.

A mudança de estação não é motivo para interrompermos uma atividade tão benéfica para o nosso corpo. Pelo contrário, é hora de nos fortalecermos mais e nos prepararmos para chegar no verão ainda mais resistente e saudável.

É divertido

Por fim, mas não menos importante: é muito bom nadar! Um esporte que também proporciona diversão, e com isso alivia o estresse e a ansiedade, sendo bom para o corpo e para a mente.

Para as crianças é um momento de interação, socialização e lazer. No inverno também é importante se divertir. =)

Então está combinado: o inverno está chegando, mas nós continuamos esperando você aqui na Raia10 para cuidar da mente, do corpo e do seu sistema respiratório.

Vale lembrar: Natação em Brasília, com nosso tempo seco, é ainda mais importante!

Aqui na Raia10 você encontra uma das melhores academias do mundo em entrega de resultados. Somos especializados em desenvolvimento aquático e referência em Brasília.

Estamos na Asa Sul, e para agendar uma aula experimental é só clicar aqui e enviar um Whatsapp.

Compartilhe Esse Post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

aula experimental

Se deseja agendar uma aula experimental ou tirar alguma dúvida basta preencher o formulário.

WhatsApp chat